Algum outro post do enguiçômetro
18 de maio de 2016
url
O ENGUIÇÔMETRO
22 de junho de 2016
Show all

VAMOS COMEÇAR!

traffic city night

VAMOS COMEÇAR!

 

É com satisfação que “dou partida” às CRÔNICAS, que pretendo publicar com periodicidade mensal. Neste espaço serão apresentadas questões de transporte para discussão, análise, avaliação entre outras considerações possíveis.

No Rio de Janeiro, e em outras cidades também, aguarda-se a posse dos novos prefeitos, como tambem mudancas e rumo das acoes deste setor, daqueles que foram reeleitos. Há sempre a esperança que haja melhorias no sistema de transportes, que venham atender aos anseios e necessidades da população, particularmente, nas cidades de médio e grande porte. Nestas, há uma preocupação constante com as viagens, porque ali estas viagens são mais longas e, por consequência, mais demoradas alem de, em alguns casos, serem desconfortáveis.

Assunto, certamente, não faltará! Viagens integradas (trem + ônibus; metrô + ônibus; etc.), bilhete único, BRTs, tráfego, barcas, bicicletas e ciclovias, sincronismo dos sinais luminosos, entre outros. Uma questão importante é o fluxo de tráfego nas vias urbanas e rurais, que avaliam de forma indireta o desempenho da economia como um todo. Nesse sentido os EUA comemoraram a elevação dos níveis de tráfego nas vias rurais como um indicativo da melhora do desempenho da economia – “traffic volumes are higher: finally, recession is over”

Claro que opiniões divergentes podem – e devem – ser ouvidas. Para tanto, comentários e opiniões divergentes serão ouvidos, analisados e divulgados. As CRÔNICAS terão como foco a cidade do Rio de Janeiro, pois vivo e trabalho aqui, mas assuntos nacionais serão, na medida do possível, abordados neste espaço.

Também pretendo convidar profissionais importantes da área de transportes/tráfego para deixarem aqui suas ideias/impressões. Seriam os “CRONISTAS CONVIDADOS”. Espero que estes profissionais colaborem para divulgar opiniões técnicas sobre os assuntos da área.

Acredito que com as “CRÔNICAS” possa ajudar a melhorar o transporte na nossa cidade.

Enfim, aguardamos com esperança a chegada de 2017! Que o ano novo, com novos gestores, seja possível aprimorar a qualidade de vida nas nossas cidades.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha *